Conferência mundial contra o racismo em Durban 2001
Link copiado
Carta de Geledés informando que a representante irá focar a apresentação nos processos históricos que determinaram, no passado, a escravização de africanos e seus descendentes. Falta o inicio do oficio, e contém anotação manuscrita "Durban Sarzoki"
Link copiado
Fotografia colorida na qual pode-se ver oito pessoas, incluindo Nilza Iraci — terceira pessoa da direita para esquerda — vestindo uma camiseta roxa, calça jeans e cachecol branco, em frente a um ônibus com placa escrito "R.DE JANEIRO SANT.DO CHILE". No verso da foto há uma inscrição que informa "Conferência Regional das Américas / Preparatória de Durban / Santiago do Chile, 2001 / acervo: Sonia".
Link copiado
Fotografia colorida na qual pode-se ver um grupo de pessoas sentadas no que parece ser uma sala de conferência. A imagem se encontra dentro de uma capa de papel escrito "Kingdom Of The Zulu, ICC Durban - South África". O evento ocorreu entre 31 de agosto e 7 de setembro de 2001.
Link copiado
Fotografia colorida na qual pode-se ver um grupo de pessoas iluminadas pelo flash da câmera fotográfica. A foto foi retirada de um álbum intitulado “fotoplan”, que contém uma inscrição manuscrita em que se lê "marcha mundial contra o racismo - concentração Durban, África do Sul - set/01".
Link copiado
Fotografia colorida de uma confraternização que aconteceu, provavelmente, em um restaurante em Durban. Na foto, vê-se Nilza Iraci do lado esquerdo da mesa, vestindo uma blusa branca.
Link copiado
Fotografia de uma confraternização que ocorreu, provavelmente, em um restaurante em Durban. Na foto, pode-se ver Nilza Iraci do lado direito da imagem, vestindo uma blusa branca e um casaco azul. Do outro lado da mesa, de blusa branca e casaco preto, está Sueli Carneiro ao lado de sua irmã, Solimar Carneiro.
Link copiado
Fotografia colorida de uma confraternização que aconteceu, provavelmente, em um restaurante em Durban. Na foto, vê-se Nilza Iraci de blusa branca e com uma bolsa preta do lado direito da imagem. Do outro lado da mesa, também de blusa branca, está Sueli Carneiro seguida de Solimar Carneiro em uma mesa com outras pessoas, todas posando para a foto.
Link copiado
Fotografia colorida de uma confraternização que aconteceu, provavelmente, em um restaurante em Durban. Na foto, vê-se Sueli Carneiro de casaco preto em uma mesa com outras pessoas, todas posando para a foto em um brinde.
Link copiado
Fotografia colorida de oito mulheres posando para a foto na frente de um hotel. Entre elas, nota-se, da direita para a esquerda, Jurema Werneck, Solimar Carneiro, Sueli Carneiro, Lúcia Xavier, Nilza Iraci e outras três mulheres.
Link copiado
Fotografia colorida de Sueli Carneiro, sentada de frente para câmera, de óculos e roupas em tons escuros, e Cidinha da Silva, de costas para a câmera, de blazer branco, sentada à mesa com outras mulheres em um local de área aberta, provavelmente em algum evento.
Link copiado
Fotografia colorida em que se pode ver Cidinha da Silva, de camisa estampada e blazer branco; Jurema Werneck, de roupas em tons verde; Nilza Iraci, de blazer branco e lenço rosa; Sônia Nascimento, em pé de camiseta branca e lenço verde; e Eliane Dias, sentada próxima à Sônia. Elas estão em um local de área aberta, provavelmente em algum evento.
Link copiado
Fotografia colorida de Cidinha da Silva, de camisa estampada e blazer branco, ao lado de Eliane Cavelleiro. Na direita, de roupa verde, encontra-se Jurema Werneck. Ao fundo, está sentada Eliane Dias. Elas estão em um local de área aberta, provavelmente em algum evento.
Link copiado
Fotografia colorida em que se distingue, da esquerda para a direita, Eliane Cavalleiro, uma mulher de blusa vermelha e colete preto, Erica Pereira e Eliane Dias em Durban.
Link copiado
Fotografia colorida de duas pessoas sentadas à mesa, provavelmente, em um restaurante. Da esquerda para a direita, vê-se uma mulher de óculos, vestido rosa e casaco preto, segurando um cigarro. Ao seu lado está Sueli Carneiro. No fundo, pode-se ver pessoas e mesas vazias. Em uma anotação manuscrita no álbum de fotografia, lê-se "África do Sul - Durban Conferência contra o Racismo - 2001".
Link copiado
Fotografia colorida de cinco pessoas sentadas à mesa, provavelmente, em um restaurante. Da esquerda para a direita, vê-se Nilza Iraci de casaco branco e saia longa jeans, seguida por uma mulher de vestido verde com bordados na gola e na manga. Ao seu lado, uma mulher de cabelos curtos e vestido azul. Próxima a ela está uma mulher de camiseta branca conversando com Sueli Carneiro, que está de costas para a câmera. Em uma anotação manuscrita no álbum de fotografia, lê-se "África do Sul - Durban Conferência contra o Racismo - 2001".
Link copiado
Fotografia colorida de cinco mulheres em pé, posando para a foto, no que parece ser um saguão do centro de conferência. Da esquerda para a direita, vê-se Solimar Carneiro, Nilza Iraci, Sueli Carneiro, uma mulher de blusa rosa e saia estampada, e, por fim, uma mulher alta de tranças e camisa de mangas longas branca. Em uma anotação manuscrita no álbum de fotografia, lê-se "África do Sul - Durban Conferência contra o Racismo - 2001".
Link copiado
Fotografia colorida de Sueli Carneiro, em pé, posando para a foto. Ao seu lado estão dois homens, no que parece se tratar de um prédio comercial de produtos locais. Em uma anotação manuscrita no álbum de fotografia, lê-se "África do Sul - Durban Conferência contra o Racismo - 2001".
Link copiado
Fotografia colorida de Sueli Carneiro, em pé, vestindo um macacão azul e posando para foto no segundo andar do que parece se tratar de um prédio comercial de produtos locais. Em uma anotação manuscrita no álbum de fotografia, lê-se "África do Sul - Durban Conferência contra o Racismo - 2001".
Link copiado
Fotografia colorida do que parece se tratar de um prédio comercial de produtos locais. Da esquerda para a direita, vê-se Solimar Carneiro de roupa lilás, acompanhada por três homens. Em uma anotação manuscrita no álbum de fotografia, lê-se "África do Sul - Durban Conferência contra o Racismo - 2001".
Link copiado
Fotografia colorida do que parece ser um bar. Pode-se ver Sueli Carneiro no centro da foto, vestindo uma blusa amarela e um blazer preto. Ao seu redor, vê-se mais seis pessoas, quase todas olhando para a câmera. Em uma anotação manuscrita no álbum de fotografia, lê-se "África do Sul - Durban Conferência contra o Racismo - 2001".
Link copiado
Fotografia colorida do que parece ser um bar. Pode-se ver Sueli Carneiro, de óculos e blazer preto, no lado direito da foto. Ao seu redor, estão outras seis pessoas. Em uma anotação manuscrita no álbum de fotografia, lê-se "África do Sul - Durban Conferência contra o Racismo - 2001".
Link copiado
Fotografia colorida de Nilza Iraci. Em uma anotação manuscrita no álbum de fotografia, lê-se "África do Sul - Durban Conferência contra o Racismo - 2001".
Link copiado
Link copiado
Link copiado
Artigo "Durban não terminou" escrito por Sueli Carneiro para a revista Fórum: outro mundo em debate. nº2 de 2001.
Link copiado
Da direita para a esquerda, Sueli Carneiro, Jurema Werneck e Vera Firmiano para a conferência de Durban.
Link copiado
Artigo de opinião do jornal Correio Braziliense, que data de 12 de julho de 2002. Localizado na página cinco da seção "Opinião", o artigo de Sueli Carneiro intitulado “Pós Durban” comenta o seminário que aborda o Cumprimento do Programa de Ação Adotado em Durban.
"O cumprimento da plataforma de Durban é um compromisso assumido pelo Estado brasileiro com a comunidade internacional e com a população afrodescendente do país".
Link copiado
Marcha Mundial Contra o Racismo. Da esquerda para a direita Sueli Carneiro vestida de preto segurando a faixa amarela do Instituto da Mulher Negra — Geledés, Rafael Pinto de camiseta branca e calça jeans e Nilza Iraci de lenço amarelo no pescoço.
Link copiado
Artigo de opinião do jornal Correio Braziliense, que data de 17 de agosto de 2001. Localizado na página cinco da seção "Opinião", o artigo de Sueli Carneiro intitulado “Mais um passo” relata a conclusão da III Reunião do Comitê Preparatório da Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância com o Brasil em posição de destaque no cenário do encontro pelas posições avançadas que tem defendido.
"Espera-se que o Brasil, em consonância com as avançadas posições que vem defendendo, apresente em Durban medidas de impacto para o combate ao racismo".
Link copiado
Folha de jornal do suplemento do Diário Oficial do Estado de São Paulo, Poder Executivo, seção I, volume 111, nº 169 de 06 de setembro de 2001. Na página 2 do "Caderno de Cidadania", Cidinha da Silva assina o artigo sob o título "Mulheres negras brasileiras e a III conferência mundial contra o racismo".
Link copiado
Jornal Fêmea da CFEMEA - Centro Feminista de Estudos e Assessoria, ano IX - nº 104, de setembro de 2001 em Brasília / DF, onde Sueli Carneiro é entrevistada pela sua opinião sob o tema "3ª Conferência Mundial contra o Racismo: conquistas e desafios". Sueli Carneiro também faz parte do Conselho Consultivo da revista.
Link copiado
Folha do jornal Correio Braziliense de 01 de setembro de 2001. Na página 24 da seção “Direitos Humanos”, Cidinha da Silva é citada no artigo intitulado “Participação brasileira”, referente à Conferência de Durban. Há uma anotação manuscrita, feita com marcador de texto, em que se lê "Geledés".