ACERVO SUELI CARNEIRO

menu

A exposição traz um recorte de como Lélia Gonzalez é inspiração para Sueli Carneiro. Artigos impressos e manuscritos, livros, folhetos de eventos e até um cartaz podem ser encontrados no arquivo e na biblioteca de Sueli.

Lélia Gonzalez (1935-1994) foi uma intelectual, autora, política, professora, filósofa e antropóloga,  pioneira nos estudos sobre Cultura Negra no Brasil, tendo produzido obras como "Lugar de Negro" e "Racismo e Sexismo na Cultura Brasileira". Militante feminista e antirracista, foi uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado (MNU), em 1978..

Sueli Carneiro costuma declarar publicamente o grande impacto de Lélia Gonzalez em sua trajetória, pois a ajudou a fundamentar e dar sentido à sua militância. Em suas próprias palavras, "o encontro com a obra de Lélia Gonzalez foi decisivo para minha formação política e para a construção da minha identidade como mulher negra".

Nesta exposição apresentamos o manuscrito de "Enegrecendo o Feminismo", no qual Sueli se refere a Lélia Gonzalez como uma das principais referências do pensamento feminista negro no Brasil, juntamente com outras intelectuais e ativistas, como Neuza Santos Souza, Vilma Reis e Lúcia Xavier. Também, apresentamos aqui um dos conceitos mais conhecidos de Gonzalez, o de amefricanidade, comentado por Alex Ratts em " As Amefricanas: Mulheres Negras e Feminismo na Trajetória De Lélia Gonzalez".